O presidente Lula autorizou, nesta quarta-feira (08), o envio de ajuda humanitária para a Turquia e o Chile. A medida pretende auxiliar no trabalho de busca e salvamento das vítimas do terremoto que sacudiu o território turco e sírio na segunda-feira (6) e os incêndios florestais que devastam o sul chileno desde janeiro.
De acordo com nota do Ministério das Relações Exteriores, o apoio brasileiro aprovado deve alcançar R$ 13,5 milhões, e a operação em campo deve se estender por duas semanas.
No caso da Turquia, o apoio brasileiro será integrado por uma equipe de busca e resgate urbano, composta por até 22 especialistas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do estado de São Paulo. O grupo ainda contará com o suporte de integrantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O efetivo seguirá para a região afetada pelo terremoto a bordo de uma aeronave cargueira KC-390, da Força Aérea Brasileira.
O embarque acontece ainda durante a madrugada de quinta-feira (9) e o trabalho da operação tem prazo de duas semanas.
Para o Chile, o governo brasileiro autorizou o envio de uma aeronave da FAB equipada para o combate aos incêndios, além de aeronaves-cisternas, veículos, equipamentos e materiais.
O apoio irá reforçar a ação de 60 brigadistas disponibilizados pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Outros seis especialistas em comando e controle e em comportamento do fogo devem reforçar a equipe de ajuda humanitária no país.
Até agora, há registro de 26 mortes, 3 mil desabrigados e mais de 1.100 residências destruídas no Chile.