O primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos Paris 2024 foi encerrado com medalhas para o Brasil. Nesta quinta-feira foram conquistados um ouro, uma prata e um bronze foram conquistados, todos na natação.
Em sete finais disputadas, a modalidade garantiu as primeiras medalhas para o país. O nadador Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, ficou na primeira posição no pódio na competição pelos 100 metros costas - S2 (para atletas com deficiência física severa). Foi a quarta medalha paralímpica conquistada pelo mineiro líder do ranking mundial e campeão do mundo.
Nos 100m borboleta - S14 (para atletas com deficiências intelectuais), o atleta Gabriel Bandeira ficou com a medalha de bronze.
"Deixar a cabeça erguida para a próxima prova, que ainda tem mais quatro pela frente", comentou Bandeira, que espera alcançar um melhor resultado no decorrer da disputa.
O último brasileiro a conquistar uma medalha, foi o maior medalhista da delegação do Brasil na França, Phelipe Rodrigues. O nadador ganhou a prata na prova dos 50m livre S10 (para atletas com poucas limitações físico-motora), subindo um degrau em relação ao bronze que ganhou em Tóquio.
"Estou feliz para caramba, ganhar medalha em cinco Jogos Paralímpicos é sensacional. Sou um homem realizado", comentou o pernambucano, que agora acumula dez pódios paralímpicos.
O segundo dia de competição para o Brasil continua nesta sexta-feira (30), iniciando com o atletismo, em destaque da estreia de Petrúcio Ferreira, bicampeão Paralímpico nos 100m T47, com direito à recorde mundial. Além dele, Lauro Chaman também começa sua trajetória no ciclismo de pista em Paris 2024.