Brasil encerra a Paralimpíada em Paris com recorde de medalhas

Ao todo, foram 89 medalhas, sendo 25 de ouro

Adrielly Souza

Brasil encerra a Paralimpíada em Paris com recorde de medalhas
expectativa é que a cerimônia dure aproximadamente três horas (Créditos: Reprodução)
Expectativa é que a cerimônia dure aproximadamente três horas (Créditos: Reprodução)

A Paralimpíada de Paris se encerra neste domingo (08) com um número recorde para o Brasil, que ficou no top 5 no quadro de medalhas. Foram 89 pódios no total. Essa é a melhor colocação na história dos Jogos Paralímpicos.

Ao todo, foram 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes. Na sequência, vem a Holanda com 26 ouros (4º), os Estados Unidos com 36 (3º), a Grã-Bretanha com 49 (2º) e a China, grande vencedora, com 94 ouros (1º).

O Brasil acirrou uma batalha com a Itália pela quinta posição até o último dia da competição. A delegação brasileira terminou o sábado em segundo lugar, atrás do país europeu. Neste domingo, no entanto, dois ouros, um no halterofilismo e outro na canoagem, trouxeram a virada no quadro de medalhas para o Brasil.

Assim, depois de quatro edições seguidas no top 10 - 9º em Pequim 2008, 7º em Londres 2012, 8º na Rio 2016 e 7º em Tóquio 2021 - o Brasil subiu de patamar para o top 5 e se consolidou como potência.

A cerimônia que marca o fim de Paris 2024 terá transmissão no canal do Comitê Paralímpico no YouTube. A expectativa é que o evento tenha aproximadamente três horas de duração. Além de passar o bastão para Los Angeles, próxima sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, os franceses levam ao Stade de France nomes famosos da música eletrônica e uma surpresa, como informou os organizadores.

Tópicos relacionados