Brasil cria mais de 241 mil vagas com carteira assinada em fevereiro

Em relação ao mesmo mês de 2022, houve queda de 26,4% no número de vagas abertas

Rádio BandNews FM

Brasil cria mais de 241 mil vagas com carteira assinada em fevereiro
Números de fevereiro ainda são melhores do que os registrados em dezembro.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Brasil gerou 241.785 vagas com carteira assinada em fevereiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, e foram divulgadas nesta quarta-feira (29).

O indicador mede a diferença entre contratações e demissões no período.

Em relação a fevereiro de 2022, houve queda de 26,4%. O resultado foi impactado pela desaceleração econômica e pelo fechamento de vagas no comércio.

Apesar da diminuição em relação a fevereiro do ano passado, os números de fevereiro ainda são melhores do que os registrados em dezembro, quando haviam sido fechados 440.669 postos. Em janeiro, foram criadas 84.571 vagas.

Ainda de acordo com o Caged, o resultado positivo em fevereiro foi registrado em todos os estados. O destaque foi o Sudeste, com 110.575 vagas abertas. Na sequência, aparecem o Sul (63.309) e Centro-Oeste (29.959).

O maior crescimento de empregos ocorreu no setor de Serviços, com um saldo de mais de 164 mil postos. O segundo maior gerador de vagas de trabalho foi a indústria, com saldo de mais de 40 mil postos formais, seguido da construção civil e agropecuária.