O Brasil tem o segundo caso confirmado da varíola do macaco.
O paciente está em casa, em isolamento, em Vinhedo, próximo a Campinas, no interior de São Paulo. É um homem de 26 anos que retornou ao Brasil depois de uma viagem a Portugal e à Espanha.
Em Portugal, começou a ter sintomas, inclusive com algumas lesões. Ele passou por uma clínica privada, fez exames e voltou para cá.
Segundo o secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, o paciente, ao chegar ao Brasil, foi informado sobre a confirmação da doença e foi colocado em isolamento.
Foram identificadas ainda três pessoas que estavam próximas dele nesse voo e também estão em quarentena, monitoradas por equipes de saúde.
Em entrevista à BandNews FM, o secretário afirmou que o homem do segundo caso da varíola do macaco no País, assim como o primeiro paciente, está bem de saúde:
O primeiro caso também foi registrado em São Paulo nesta semana. O infectado é um homem que está internado no instituto de infectologia Emílio Ribas, na cidade de São Paulo.
Jean Gorinchteyn, diz que não há motivo para pânico, já que a transmissão não é tão fácil como a da Covid-19. O Ministério da Saúde monitora pelo menos oito casos suspeitos da doença.