Brasil confirma 11 casos da Ômicron e investiga outros três

Caso de transmissão local é investigado pelas autoridades de São Paulo

BandNews FM

Ministério da Saúde confirma 11 casos da Ômicron e investiga outros três Foto: reprodução/Agência Brasil
Ministério da Saúde confirma 11 casos da Ômicron e investiga outros três
Foto: reprodução/Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirma mais três casos da Ômicron e o Brasil chegou neste domingo (12) a um total de 11 casos da nova variante do coronavírus. Os cientistas ainda estudam a mutação para entender se a variante descoberta primeiro na África do Sul é mais transmissível e perigosa.

Entraram na contagem do Ministério os dois casos informados na manhã de domingo (12) pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e um caso a mais em São Paulo. Estão em investigação duas novas suspeitas em Goiás e um no Rio Grande do Sul.

O mais recente caso em São Paulo é de uma paciente mulher, de 40 anos, moradora de Limeira, no interior do estado. Ela voltou de viagem à África do Sul e França, apresenta sintomas leves e estava com esquema vacinal completo.

A Organização Mundial da Saúde continua a estudar a Ômicron para entender as particularidades da variante. A cepa do coronavírus preocupa por ter mais de 50 mutações na comparação com o vírus original. Parte importante dessas alterações é na proteína Spike, uma espécie de chave que permite ao vírus entrar nas células.

As vacinas de RNA, da Pfizer e Moderna, foram desenvolvidas com partes da proteína S, por isso, mudanças podem levar ao escape dos anticorpos constituídos após a imunização.

Até o momento, cientistas da OMS afirmam que pode haver escape vacinal, mas os casos são mais leves. Os estudos da comunidade científica continuam.