Brasil anuncia retorno à Unasul

País estava fora do bloco desde 2019, após decisão de Jair Bolsonaro

BandNews FM

Brasil anuncia retorno à Unasul
Reprodução

O Brasil vai voltar a fazer parte da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A retomada de relação com o bloco foi assinada pelo presidente Lula nesta quinta (6). A medida passa a valer em maio do ano que vem.

O grupo criado em 2008, durante o segundo governo Lula a partir de um tratado assinado na época entre Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

O Brasil havia se retirado da Unasul durante o governo Bolsonaro, em 2019. Com a volta do Brasil, a Argentina também anunciou que retornará ao bloco. O objetivo da união do grupo é aumentar a integração entre os países sul-americanos.

“A integração e a união sul-americanas são necessárias para avançar rumo ao desenvolvimento sustentável e o bem-estar de nossos povos, assim como para contribuir para resolver os problemas que ainda afetam a região, como a pobreza, a exclusão e a desigualdade social persistentes”, afirma um trecho do tratado.

Atualmente, ainda são membros Bolívia, Guiana, Suriname e Venezuela, além do Peru, que se encontra suspenso por causa da situação política do país.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.