A Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciou, nesta segunda-feira (02), “Brain rot” como a palavra do ano de 2024. Em tradução literal, o termo significa “cérebro apodrecido” ou “atrofia cerebral”.
A expressão é traduzida como a sensação de esgotamento mental ou intelectual após o consumo excessivo de conteúdos triviais nas redes sociais. Apesar do uso do termo ter crescido 230% somente neste ano, ele existe há mais de um século.
Segundo o Dicionário Oxford, “Brain rot” aparece, pela primeira vez, no livro “Walden, ou A vida nos bosques”, de 1854, do autor Henry David Thoreau. Na obra, o termo foi usado para criticar a desvalorização de ideais complexas em favor das mais simples por parte da sociedade.
A expressão reflete a era digital das últimas décadas, que revolucionou o ramo da comunicação. “Brain rot” é como as pessoas se sentem por estarem expostas a uma infinita quantidade de informações, especialmente pelas redes sociais.
Em 2023, a palavra escolhida por Oxford foi “rizz“, que se refere à capacidade de uma pessoa atrair um parceiro romântico por “estilo, charme ou atratividade”. Trata-se de uma expressão bastante utilizada pela população jovem no Reino Unido.
O Dicionário Oxford de Inglês elege uma palavra do ano desde 2004. O termo escolhido busca representar a sensação da sociedade naquele ano, podendo refletir preocupações contemporâneas, um comportamento ou mesmo uma tendência.
Sob supervisão de Alexandre Bentivoglio*