Boris Johnson afirma ter sido ameaçado com míssil por Putin

Kremlin negou, nesta segunda-feira (30), que a ameaça tenha acontecido

Rádio BandNews FM

Boris Johnson afirma ter sido ameaçado com míssil por Putin
Boris Johnson posicionou Londres como o principal aliado de Kiev
Foto: Reuters

O ex-primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, diz ter sido ameaçado com um míssil pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. A declaração foi dada em entrevista a um documentário da rede britânica BBC.

Johnson afirma que dois dias antes da Ucrânia ser invadida pela Rússia, ele recebeu uma ligação, em fevereiro do ano passado: "Ele me ameaçou em um ponto e disse: 'Boris, não quero machucá-lo, mas, com um míssil, levaria apenas um minuto' ou algo assim".

O líder britânico tentava convencer Putin a não invadir a Ucrânia na época. Naquele momento, os russos concentravam tropas na fronteira entre os países.

"Mas acho que pelo tom muito relaxado que ele estava adotando, o tipo de ar de distanciamento que parecia ter, ele estava apenas jogando com as minhas tentativas de convencê-lo a negociar", acrescentou Johnson à BBC.

O governo do Kremlin negou, nesta segunda-feira (30), que a ameaça tenha acontecido.

Quando Johnson estava no cargo, ele posicionou Londres como o principal aliado de Kiev no Ocidente e visitou a capital ucraniana diversas vezes, além de manter contato com o presidente do país, Volodymyr Zelensky.