Homens do Corpo de Bombeiros retomaram nesta terça-feira (14) os trabalhos de busca por cinco pessoas levadas pela enxurrada durante as chuvas de verão que atingem o estado de São Paulo. Os agentes trabalham em Mauá, na região metropolitana de São Paulo, em Salto de Pirapora, na região de Sorocaba, e na Vila Industrial, na zona leste da capital.
Desde o início da operação Chuva de Verão, iniciada em 1º de dezembro, a Defesa Civil de São Paulo registra 26 óbitos provocadas pelas chuvas.
O caso mais recente envolve um menino de 10 anos encontrado na segunda, em Guaianases, depois de ser levado pelas águas de um córrego que transbordou na região no último domingo (12).
A forte chuva fez também o nível do rio que corta a cidade de São Luiz do Paraitinga, na região de Taubaté, subir e a prefeitura cancelou o tradicional carnaval no município histórico. Cerca de 700 moradores tiveram que deixas as casas e o leito do rio está quatro metros acima do normal.
Para esta terça, tem mais previsão de chuva, mas as áreas de instabilidade não devem registrar tamanhos acumulados como nos últimos dias.
A Defesa Civil mantém o alerta para fortes chuvas em diversas na Serra da Mantiqueira, Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Nos próximos dias, uma frente fria chega ao litoral paulista na sexta-feira (17) e reforça as áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo. A chuva deve permanecer ao longo do Carnaval.
Para receber os alertas da Defesa Civil, os moradores do estado podem enviar uma mensagem no celular com o número do próprio CEP para o número 40199.