Bombeiros encontram corpo de jovem arrastado durante forte chuva em SP

A vítima seria um rapaz que foi levado pela força da água nas proximidades da estação Quitaúna da linha 8-Diamante; buscas por outro desaparecido continuam na Zona Leste da capital

BandNews FM

Os bombeiros realizam buscas ao longo desta quarta-feira (08) por conta dos temporais que atingiram a capital paulista e a região metropolitana. Os agentes foram acionados após a população localizar um corpo em um córrego em Osasco. Uma pessoa segue desaparecida após as fortes chuvas desta terça-feira (07). 

A corporação busca identificar se o corpo encontrado tem relação com o jovem que foi arrastado pela correnteza próximo à estação Quitaúna da Linha 8-Diamante da ViaMobilidade. O rapaz passava pelo local quando foi levado pela força da água.

As buscas permanecem na Zona Leste da cidade de São Paulo, onde outra vítima também acabou arrastada pela correnteza na Vila Industrial, na região da Avenida do Estado. Em Itaquera, o rio Verde transbordou e causou problemas à população.

De acordo com as autoridades, em apenas três horas, choveu o equivalente previsto para 10 dias. A Defesa Civil disse, em nota, que os temporais representaram quase metade do volume de chuvas esperado para todo o mês de fevereiro. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 76 chamados para quedas de árvores e 158 para enchentes. Os agentes também foram acionados para 10 ocorrências de desabamentos. 

São Paulo bateu recorde de congestionamento após o temporal. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade registrou 431 quilômetros de lentidão durante a tarde. É o maior índice do ano até o momento.

O aeroporto de Congonhas teve 20 voos afetados. 11 partidas foram canceladas, sete foram alternadas e duas aeronaves chegaram a decolar, mas foram obrigadas a retornar ao terminal por conta da tempestade. 

A sede social do São Paulo Futebol Clube, no bairro do Morumbi, também foi atingida pela enchente durante a tarde. Em nota, o clube afirmou que, mesmo com a atuação dos sistemas de prevenção, as fortes chuvas voltaram a causar estragos na região. O comunicado cobra celeridade das autoridades para resolver o problema que atinge o local há anos.

O Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil estadual afirma que, para esta quarta-feira (08), permanecem as pancadas de chuva com intensidade moderada ou forte. 

Para quinta-feira (09), a região metropolitana deve registrar sol e calor no período da manhã e tarde, podendo ocorrer pancadas de chuva isoladas, porém com menor volume.