O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) afirmou nesta quinta-feira (19), que o incêndio florestal que atingiu o Parque Nacional de Brasília está controlado após ação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (DF).
A unidade de conservação segue sendo monitorada por bombeiros e brigadistas desde o último domingo (15), para evitar uma nova propagação das chamas pelo bioma do Cerrado.
O fogo consumiu 1.473 hectares da vegetação dentro do Parque, em razão do clima quente e seco que já dura 149 dias.
De acordo com o governo do DF, técnicas para a prevenção de novos incêndios estão sendo aplicadas para resfriamento do solo, como a irrigação da região afetada pelo fogo subterrâneo e revirar parte da vegetação, com o uso de pás e enxadas.
A operação conjunta no combate ás chamas foi feita por 400 profissionais do ICMBio, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, do Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/MMA) e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram/DF).
A ação também teve o apoio de três aviões e dois helicópteros, para o patrulhamento aéreo e facilitar o resgate de animais feridos.
O último maior incêndio registrado no Parque ocorreu em 2010, quando 15.678 hectares de vegetação nativa foram queimados.