Bolsonaro vai depor à PF sobre importunação a baleia

Inquérito investiga episódio durante passeio de jet ski do ex-presidente

BandNews FM

Inquérito investiga episódio durante passeio de jet ski do ex-presidente
Reprodução/Redes Sociais

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro vai prestar depoimento à Polícia Federal em São Paulo, na tarde desta terça-feira (27), sobre inquérito que apura suposta importunação a baleia em passeio no litoral paulista.

O inquérito se baseia em vídeos publicados nas redes sociais. Em junho de 2023, Bolsonaro esteve em São Sebastião (SP) e, durante um passeio de jet ski, o ex-chefe do Executivo supostamente aproximou a moto aquática, com o motor ligado, a uma baleia jubarte numa distância de aproximadamente 15 metros. 

Além do ex-chefe do Executivo, o advogado e assessor, Fabio Wajngarten, também prestará depoimento na PF nesta terça (27). Ele acompanhava Bolsonaro no momento da aproximação com o mamífero marinho. 

A oitiva estava marcada para 7 de fevereiro, em São Sebastião, mas foi adiada pela PF. Neste mesmo dia, Bolsonaro esteve em uma manifestação com apoiadores na cidade litorânea. 

“Havia sido marcado para hoje o meu depoimento na Polícia Federal sobre o inquérito da baleia. O Ibama, por decisão superior do ‘cara lá de Brasília’, resolveu me peticionar novamente”, declarou o ex-presidente durante o ato.

O decreto federal nº 6.514, de 2008, estabelece o limite de 100 metros de distância e considera ‘molestar de forma intencional qualquer espécie de cetáceo’ como infração administrativa contra o meio ambiente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.