Bolsonaro vai a Recife contabilizar estragos das chuvas; 87 morreram

No fim de semana, ministros estiveram nas áreas afetadas pelas chuvas, que continuam. 14 cidades declararam emergência

Rádio BandNews FM

Chuva causa estragos no Recife e em mais 13 cidades pernambucanas. Fotos: Prefeitura de Recife
Chuva causa estragos no Recife e em mais 13 cidades pernambucanas.
Fotos: Prefeitura de Recife

O presidente Jair Bolsonaro viaja na manhã desta segunda-feira (30) para Recife, onde acompanha os trabalhos de busca e salvamento por desaparecidos após quedas de barreiras provocadas pelos fortes chuvas que atingem a região há uma semana. A Defesa Civil de Pernambuco contabiliza, até o momento, 87 pessoa mortes, quase 5 mil desalojados e desabrigados e 14 cidades em situação de emergência.

Na noite deste domingo (29), o governo do estado anunciou o repasse de R$ 100 milhões para as cidades atingidas. O dinheiro deve ser utilizado na operação de busca por desaparecidos e na reconstrução da infraestrutura atingida.

O número total de pessoas procuradas deixou de ser divulgado por haver discrepância nos números. O número de mortos também varia de acordo com contagens não oficiais. O governo de Pernambuco divulga o número de vítimas conforme a identificação no Instituto Médico Legal daqueles que morreram a partir de sexta-feira (27), sem contar, portanto, os cinco mortos de uma mesma família que ficaram soterrados após um deslocamento de terra na quarta (25)

Já chove há uma semana na região. Além de Recife, as cidades de Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Camaragibe, na região metropolitana, estão entre as mais atingidas pelas chuvas.

Os temporais são reflexo das chamadas Ondas de Leste. O Distúrbio Ondulatório de Leste é um sistema meteorológico que canaliza os ventos vindos da África e provoca a formação de nuvens carregadas por conta da circulação de umidade na atmosfera. Na semana que passou, o sistema ainda foi potencializado por uma frente fria vinda do Sul do país.

Existe previsão de mais chuva para este início de semana em Pernambuco, mas os acumulados vão diminuindo progressivamente. O solo já encharcado, no entanto, preocupa as autoridades, que mantêm os alertas para novos deslizamentos de terra.

Homens dos Bombeiros, da Defesa Civil e do Exército se concentram em 12 pontos de buscas, sendo o maior na região do Jardim Monte Verde, localidade entre Recife e Jaboatão dos Guararapes. No local, ao menos, 10 casas foram soterradas pela terra e famílias inteiras morreram.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, está em Pernambuco e disse que trabalha para o reconhecimento da situação de emergência das cidades afetadas o mais rápido possível. Com isso, os municípios podem receber verba federal para o atendimentos aos necessitados.

Ao menos 30 escolas no Recife recebem moradores que precisaram sair de casa por conta dos riscos. A cheia do nível dos rios também obrigou ribeirinhos a deixarem as proximidades dos córregos d’água que cortam a capital pernambucana.