A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal prepara um esquema de segurança especial para a possível chegada do ex-presidente Jair Bolsonaro no aeroporto de Brasília na manhã desta quinta-feira (30). O político do PL promete voltar ao país depois de três meses nos Estados Unidos.
Aliados do ex-presidente articulam com apoiadores uma recepção no saguão do terminal. Para evitar protestos na Praça dos Três Poderes, a Esplanada dos Ministérios será fechada e o acesso bloqueado a partir da noite desta quarta (29).
O Ministério da Justiça e Segurança Pública também foi acionado articular o planejamento das ações.
Bolsonaro deve retornar ao Brasil após um período de três meses nos Estados Unidos. Ele viajou para a Flórida dois dias antes do fim do mandato, no dia 30 de dezembro de 2022.
O ministro Flavio Dino afirmou na terça-feira (28), durante audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, que a Polícia Federal será responsável pela defesa no aeroporto. Ele destacou que fora do espaço a segurança será feita pela Polícia Militar “como determina a Constituição”.
Segundo ele, a PF terá uma reunião na tarde desta quarta (29) com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O encontro terá como objetivo traçar um esquema completo para garantir a proteção dos envolvidos.
A pasta afirmou que não há nenhuma manifestação programada para a data e ressaltou que não é responsável pela escolta do ex-presidente.
O plano de contingência é montado com intuito de evitar que atos criminosos como os do dia oito de janeiro voltem a acontecer em Brasília.