BandNews FM

Bolsonaro processa hacker da Vaza Jato por calúnia

Delgatti Neto acusou o político de pedir para que assumisse a autoria de um grampo que seria colocado em Alexandre de Morae

Rádio BandNews FM

Bolsonaro processa hacker da Vaza Jato por calúnia
Ex-presidente Jair Bolsonaro
Marcos Corrêa/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou nesta segunda-feira (28) uma queixa-crime por calúnia contra Walter Delgatti Neto, conhecido como hacker da “Vaza Jato”. O processo corre no 3º Juizado Especial Criminal de Brasília.

Durante depoimento na CPMI dos atos do 8 de janeiro, Delgatti disse que recebeu um pedido de Bolsonaro para assumir a autoria de um grampo ilegal contra o ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.

“O presidente entrou em contato comigo. Nesse contato, segundo ele, teria um grampo do ministro Moraes. Segundo ele (Bolsonaro), teria conversas comprometedoras do ministro e eles precisavam que eu assumisse a autoria desse grampo”, disse o hacker.

Paulo Amador da Cunha Bueno, advogado do ex-presidente, afirma que a acusação de Delgatti é “mentirosa” e ofende a honra de Jair Bolsonaro. Ele acrescentou que a conduta foi mais grave ainda por causa da repercussão na internet e na imprensa.

Walter Delgatti Neto ficou conhecido por invadir os celulares de autoridades envolvidas na Operação Lava Jato. Recentemente, ele foi condenado por esses hackeamentos a mais de 20 anos de prisão, no âmbito da Operação Spoofing, da Polícia Federal.