Mônica Bergamo: Bolsonaro será julgado pelos juízes 'mais duros' da Suprema Corte

Colunista repercute levantamento realizado pelo advogado David Metzker, que coleta informações sobre as ações dos magistrados desde 2020; ex-presidente será julgado pela Primeira Turma

A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta sexta-feira (28) que o Jair Bolsonaro (PL) será julgado pelos ministros mais "linha dura" que atuam na Corte, na ação penal da tentativa de golpe de Estado.

Levantamento realizado pelo advogado David Metzker, que coleta informações sobre as ações dos magistrados desde 2020, mostra que o ex-presidente terá seu futuro definido por ministros que costumam ter um critério mais rígido em suas avaliações.

Desde que ingressou no Supremo, o ministro Flávio Dino é o magistrado que menos concede habeas corpus. De janeiro a março deste ano, foram apenas dois pedidos concedidos de 255 recebidos, ou 0,56% dos casos.

Em seguida, aparece Luiz Fux, que também atendeu a somente dois habeas corpus de um total de 318 pedidos que chegaram ao seu gabinete.

Em quarto lugar aparece Cármem Lúcia, com 1,88% de 480 habeas que julgou, e depois Alexandre de Moraes, com 2% dos 250 pedidos de HC recebidos. Dino, Fux, Cármem e Moraes atuam na Primeira Turma, onde Bolsonaro será julgado.

Tópicos relacionados