Bolsonaro fala da Amazônia e sobre eleições em encontro com Biden

Encontro ocorreu durante a Cúpula das Américas e foi a primeira reunião entre eles

Rádio BandNews FM

Entre as prioridades da Cúpula das Américas está a recuperação dos impactos da pandemia.  Foto: Montagem/Agência Brasil/Reuters
Entre as prioridades da Cúpula das Américas está a recuperação dos impactos da pandemia.
Foto: Montagem/Agência Brasil/Reuters

Em encontro com o presidente dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (09), Jair Bolsonaro abordou temas como meio ambiente, agronegócio, inflação, guerra e pandemia. Foi a primeira reunião entre Biden e o presidente brasileiro.

Em seu discurso, Bolsonaro admitiu que existem dificuldades na área ambiental, mas ressaltou que a legislação é rígida e que o país é um exemplo mundial em preservação ambiental. Ele ainda afirmou que o Brasil pode se tornar um dos maiores exportadores de energia limpa do mundo.

Jair Bolsonaro destacou que o planeta depende do país na questão da segurança alimentar e manifestou o interesse em se aproximar ainda mais dos Estados Unidos e fechar novas parcerias.

O presidente brasileiro ainda se colocou à disposição para participar das negociações para o fim da guerra na Ucrânia.

Ele também voltou a criticar medidas de distanciamento e os impactos econômicos dessas medidas. Além de destacar que quer eleições limpas e que respeita a democracia.

Já o presidente dos Estados Unidos afirmou que quer trabalhar em conjunto para o desenvolvimento da região. Joe Biden ressaltou que irá ouvir representantes dos países convidados sobre o que precisa ser feito para melhorar a vida das pessoas.

Entre as prioridades da Cúpula das Américas está a recuperação dos impactos causados pela pandeia de Covid-19. Por isso, Biden anunciou um investimento para resposta a futuras emergências sanitárias.

O presidente dos Estados Unidos também tratou dos desafios ambientais em seu pronunciamento. Biden destacou que a Casa Branca está disposta a financiar países da região para atingir objetivos regionais de desenvolvimento sustentável: “Estamos nos comprometendo não só com a transição energética, mas para fazer com que as comunidades que foram historicamente marginalizadas possam compartilhar o acesso legal a empregos bem remunerados e a energia limpa acessível que será disponibilizada. Vou continuar a trabalhar para promover o comércio e o investimento em energia limpa, incluindo o uso de recursos da Cooperação Financeira Internacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos para ajudar a região a atingir nossa meta de energia renovável até 2030.”.

O encontro entre Bolsonaro e Biden ocorreu durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles.