O ex-presidente Jair Bolsonaro entrou com um pedido para alterar a modalidade do visto que permite a permanência do político nos Estados Unidos. Ele está hospedado na casa do lutador José Aldo, em Orlando, no estado americano da Flórida.
Bolsonaro atualmente utiliza o visto de chefe de Estado, chamado de tipo A. Essa modalidade permite que o indivíduo fique até 30 dias em território norte-americano, período que o ex-mandatário completa nesta segunda (30).
Com o pedido de mudança, que demora a ser julgado pelas autoridades, o político permaneceria nos Estados Unidos para aguardar a alteração. Durante o período de análise, ele estaria ilegalmente no país.
No caso do ex-presidente, espera-se que o processo seja concluído com mais celeridade, então, a partir da terça-feira (31), Bolsonaro deve permanecer em Orlando com a permissão de turista.
A ideia do político era ficar até o final de fevereiro nos Estados Unidos e dar palestras e participar de eventos, mas o visto de turista não permite que o indivíduo ganhe dinheiro no país.
Os deputados do partido democrata norte-americano defendem a extradição do ex-presidente, mas a expectativa é de que Bolsonaro consiga a mudança no status do visto.
Ainda no sábado (28), o senador e filho do ex-mandatário, Flávio Bolsonaro, afirmou que não há previsão para o retorno do pai ao Brasil.