A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta terça-feira (9) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o Partido Liberal planejam lançar todo o entorno familiar do político nas eleições ao Senado Federal em 2026.
Além da esposa, Michelle Bolsonaro - ex-primeira-dama que atualmente preside do PL Mulher -, os filhos Eduardo Bolsonaro (PL-SP) - hoje deputado federal - e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) - senador em busca da reeleição - são nomes garantidos na busca por cadeiras na Casa Alta do legislativo federal.
A estratégia utilizada será a de lançar os nomes próximos do ex-presidentes em Estados onde Jair Bolsonaro teve uma expressiva votação nas eleições presidenciais de 2022.
Michelle Bolsonaro deverá concorrer pelo Distrito Federal, que elegeu Damares Alves - ex-ministra do governo Bolsonaro - no último pleito.
Já Flávio Bolsonaro (PL-RJ), eleito senador pelo Rio de Janeiro em 2018, deverá concorrer a reeleição para outro mandato de oito anos. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deverá concorrer por São Paulo - que elegeu Marcos Pontes em 2022, outro ex-ministro do governo Bolsonaro.
Há, ainda, a possibilidade de outro nome próximo ao ex-presidente de disputar a candidatura ao Senado: Carlos Bolsonaro, hoje vereador no Rio de Janeiro.
No entanto, para não concorrer contra o irmão Flávio, é estudada a possibilidade de Carlos mudar seu domicílio eleitoral e concorrer ou por Santa Catarina, ou Mato Grosso - Estados considerados 'bolsonaristas', já que ambos registraram quase 70% dos votos favoráveis a Jair Bolsonaro na disputa presidencial em 2022.