O presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai publicar ainda nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial da União, a “sanção ou veto” ao fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões, aprovado pelo Congresso para as eleições do ano que vem.
O prazo para o presidente termina nesta sexta (20), e ele já sinalizou que não deve vetar integralmente o fundão, que deve ter um orçamento de R$ 4 bilhões.
Esse valor é previsto para os recursos das despesas federais para o próximo ano, então, o uso do dinheiro público pode financiar campanhas eleitorais. Mas, de acordo com as bases ideológicas de Bolsonaro, isso vai contra à sustentação do governo. É necessário que ele sinalize contra o fundo.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi aprovada de uma forma que não permite, por meio de um veto, cortar a verba para a cifra citada pelo chefe do Executivo.
A estratégia do Palácio do Planalto é deixar a negociação do tamanho do fundo para o projeto de Orçamento, que começa a tramitar no Congresso no fim do mês, e só deve ser aprovado em dezembro.