Diante da crise gerada pelos altos preços dos combustíveis no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro decidiu trocar o comando da Petrobras.
O General Joaquim Silva e Luna vai deixar o cargo de presidente da estatal. Para a vaga, o Ministério de Minas e Energia decidiu indicar Adriano Pires, fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura.
Agora a expectativa é que a Petrobras marque uma reunião com o Conselho Diretor para que a substituição seja votada. A troca teria sido decidida por Jair Bolsonaro após ouvir a opinião do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.
Silva e Luna estava há quase um ano no comando da estatal, quando substitui Roberto Castello Branco, que saiu após pressões relativas a política de paridade de preços da Petrobras.
A PPI, política de paridade internacional, tem sofrido críticas com a alta do barril do petróleo. Ela define que o preço combustível brasileiro seja pareado na cotação do mercado internacional.
Com a guerra na Ucrânia e o último reajuste de quase 20% na gasolina, o presidente Jair Bolsonaro intensificou as críticas ao comando da Petrobras e a política de preços.