Bolsonaro anuncia na Câmara nova configuração do Bolsa Família

Bolsonaro vai ao Congresso acompanhado de ministros para apresentar o “Auxílio Brasil”

Rádio BandNews FM

Novo recurso será definido mais para final deste ano, segundo os assessores do presidente
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro entrega a Medida Provisória que reestrutura o Bolsa Família. Nesta segunda-feira (09), o chefe do Executivo foi a pé do Palácio do Planalto até ao Congresso para encontrar com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e apresentar o chamado "Auxílio Brasil".

Bolsonaro estava acompanhado dos ministros Paulo Guedes (Economia), Ciro Nogueira (Casa Civil), João Roma (Cidadania) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência).

Não foi anunciado o novo valor do benefício, mas a proposta prevê em aumento mínimo de 50% no valor médio repassado para os beneficiários. O Bolsa Família atual paga R$ 192, em média, por família atendida.

Segundo Bolsonaro, o Auxílio Brasil irá permitir que os mais necessitados sejam reinseridos no mercado de trabalho. 

O novo recurso será definido mais para o final deste ano, segundo os assessores do presidente. Já que o governo ainda procura espaço no Orçamento de 2022 para pagar o reajuste.  Para isso, o governo espera que os deputados aprovem o parcelamento do pagamento de precatórios e a criação de um fundo com recursos de privatização a ser destinado para aumentar o valor do Auxílio Brasil.

O ministro da economia, Paulo Guedes, destacou que as duas propostas são decisivas para o futuro do Brasil. Ao receber as propostas das mãos de Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara, Arthur Lira, prometeu urgência na análise dos textos. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.