Bolsonaro afirma que três ministros do STF articulam contra voto impresso

Em conversa com apoiadores em Brasília, nesta quinta, presidente afirma que há dinheiro para comprar as impressoras

Rádio BandNews FM

Bolsonaro insinuou ainda que sem o voto impresso haverá benefício para outros candidatos
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Sem citar nomes, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que há três ministros do Supremo Tribunal Federal articulando para impedir a aprovação do chamado “voto impresso” no Brasil. Em conversa com apoiadores, na manhã desta quinta-feira (01), o presidente disse que o dinheiro para a adaptação das urnas eletrônicas está reservado, e falou – mais uma vez – em fraude.

A PEC que prevê a impressão do voto deve ser votada na semana que vem na comissão especial criada na Câmara dos Deputados. Para valer em 2022, a proposta precisa ser aprovada até outubro pelo Congresso. O custo com a adaptação das urnas é estimado em R$ 2 bilhões.

Bolsonaro insinuou ainda que sem o voto impresso haverá benefício para outros candidatos, que não ele. O presidente voltou a alertar que a sem o voto impresso a eleição poderia não terminar bem.

PARTIDOS CONTRA

Representantes de partidos contrários a obrigatoriedade do voto impresso voltaram a se manifestar em apoio ao modelo atual da urna eletrônica. Nesta quarta-feira (30), eles se reuniram com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso.

A ideia é acoplar uma impressora na urna eletrônica, com um visor transparente para que o eleitor confira as informações, sem tocar no comprovante. O papel poderia ser usado como prova, em caso de contestação do resultado; o TSE é contra a mudança.

A avaliação é a de que o voto impresso poderia gerar insegurança ao processo eleitoral. Segundo o presidente da Corte, Luis Roberto Barroso, a mudança abriria espaço para inúmeros pedidos de recontagem.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.