O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que gostaria de ter pedido de vista concedido no julgamento da ação que pode tornar o político inelegível por oito anos. O Tribunal Superior Eleitoral continuou a votação nesta quinta-feira (29) e deve retomar o julgamento nesta sexta (30). O placar atual é de três votos a favor de tornar o ex-chefe do Executivo inelegível e um contra.
Bolsonaro é acusado de abuso de poder político, após ter dito, em reunião com diplomatas antes das eleições no ano passado, que o sistema eleitoral brasileiro não era confiável.
A declaração sobre o julgamento foi dada durante desembarque no Aeroporto Santos Dumont nesta quinta, no Rio de Janeiro. Ao deixar a cidade no fim da tarde, Bolsonaro afirmou ainda que se sente “injustiçado” com a situação.
O ex-presidente também afirmou que tem capacidade para ganhar as eleições presidenciais de 2026 e que a população sente saudade dele. O político disse que gostaria de continuar na política, independentemente do cargo.
De acordo com a assessoria, Bolsonaro voltou ao Rio de Janeiro para resolver problemas pessoais. Logo depois, seguiu para Belo Horizonte, onde pretende acompanhar o velório do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. Segundo o político, ele retorna para Brasília nesta sexta-feira (30).
O pedido de vista daria mais tempo para análise da decisão adiando a votação em 60 dias.