Bolsa de Valores chega ao maior nível da história, aos 135 mil pontos

Dólar cai para R$ 5,41, menor patamar em dois meses

Rádio BandNews FM

Juliana Rosa: Após queda de 12%, Bolsa de Valores do Japão sobe 10,9%
Agência Brasil

O principal índice da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, atingiu o maior nível da história no fechamento desta segunda-feira (19), acumulando 135.778 pontos. O índice Ibovespa teve alta de 1,36% durante o pregão.

A bolsa zerou as perdas que tinha acumulado durante o ano, registrando, agora, alta de 1,19%, superando o recorde anterior, de 27 de dezembro de 2023.

Uma das maiores influências para o resultado foi a expectativa dos investidores sobre o início de um ciclo de cortes da taxa básica de juros nos Estados Unidos, fazendo o valor da bolsa subir e o dólar cair nos últimos dias.

A estimativa fez a moeda americana perder valor após ter queda de 1,03%, fechando em R$ 5,411, menor patamar em dois meses. O Federal Reserve, o banco central americano, tem gerado expectativa de decidir por uma baixa nos juros do país na próxima reunião da instituição, que será realizada nesta quarta-feira (21), favorecendo as empresas e aumentando as cotações na bolsa de valores.

Quanto menor os juros nos EUA, mais o dinheiro voltará a circular no Brasil, com investidores indo para países emergentes buscando rendimento maior.

O Ibovespa varia de acordo com o desempenho das ações das principais empresas. A taxa básica de juros dos EUA influencia o comportamento do mercado global por determinar a rentabilidade de títulos da dívida do governo americano e de aplicações de renda fixa.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.