Boletim InfoGripe indica alta de casos de Síndrome Respiratória Grave

Aumento, no entanto, acontece em ritmo mais lento do que no início do ano

BandNews FM

Volume de casos entre crianças de zero a quatro anos representa 40% e 36% dos diagnósticos Reuters/Toby Melville
Volume de casos entre crianças de zero a quatro anos representa 40% e 36% dos diagnósticos
Reuters/Toby Melville

A Covid-19 responde por 79,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em todo país. A informação é a da nova edição do Boletim InfoGripe, divulgado nesta quarta-feira (06) pela Fundação Oswaldo Cruz.

A pesquisa é referente ao período entre os dias 26 de junho a 2 de julho.

Segundo o levantamento, 93,7% das mortes registradas foram relacionadas ao coronavírus. O estudo apontou para um sinal crescimento do número de casos, ainda que em ritmo mais lento do que o observado ao longo dos meses de abril e maio.

Segundo o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alguns dos estados do Sudeste e Sul mantêm sinais de possível interrupção no aumento de infectados, com formação de platô.

O boletim mostrou ainda que a prevalência entre as notificações com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 6,6% para Vírus Sincicial Respiratório, associado a infecções no trato respiratório em crianças, e de 2,4% para Influenza A.

Entre crianças de zero a quatro anos, o volume de casos os casos associado a Covid-19 já supera o de Vírus Sincicial Respiratório, representando 40% e 36% dos diagnósticos, respectivamente.

Ainda de acordo com a pesquisa, 20 das 27 unidades federativas apresentam indícios de crescimento na tendência de longo prazo, o que representa as últimas seis semanas. As demais unidades, segundo o estudo, apresentam sinal de estabilidade ou queda.