Boletim Infogripe do RJ alerta para risco de disseminação da Influenza

Estado do Rio apresenta alto número de diagnósticos de Influenza entre os casos de Síndrome Respiratória Grave

BandNewsFM

Há maior número de positivos para Influenza do que para Covid-19 no estado Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Há maior número de positivos para Influenza do que para Covid-19 no estado
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz alerta para o risco de importação de casos de Influenza para locais onde medidas para a mitigação da transmissão da Covid-19 estejam com baixa adesão. A informação faz parte da nova edição do Boletim Infogripe.

Divulgado nesta quinta-feira (09), o estudo constatou a presença do vírus influenza A, tanto em crianças quanto na população adulta, entre os casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave no Rio de Janeiro. 

De acordo com o levantamento, houve um número maior de casos positivos para testes de Influenza do que para Covid-19 no estado.

Os dados levam em consideração o período entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro. A pesquisa também apontou crescimento de casos da síndrome entre todas as faixas etárias abaixo de 60 anos em todo território nacional.

Segundo o boletim, de 2020 até a mais nova edição publicada, foram reportados 1.703.956 casos, sendo que quase 995 mil são referentes ao ano epidemiológico de 2021. 

Destes, 70,3% apresentaram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Do número, 96,4%  dos diagnósticos eram coronavírus.

Entre as crianças de 0 a 9 anos, foi detectado um aumento de casos do vírus sincicial respiratório, com registros semanais superiores aos observadores para Covid-19.