A Fundação Oswaldo Cruz alerta para o risco de importação de casos de Influenza para locais onde medidas para a mitigação da transmissão da Covid-19 estejam com baixa adesão. A informação faz parte da nova edição do Boletim Infogripe.
Divulgado nesta quinta-feira (09), o estudo constatou a presença do vírus influenza A, tanto em crianças quanto na população adulta, entre os casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave no Rio de Janeiro.
De acordo com o levantamento, houve um número maior de casos positivos para testes de Influenza do que para Covid-19 no estado.
Os dados levam em consideração o período entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro. A pesquisa também apontou crescimento de casos da síndrome entre todas as faixas etárias abaixo de 60 anos em todo território nacional.
Segundo o boletim, de 2020 até a mais nova edição publicada, foram reportados 1.703.956 casos, sendo que quase 995 mil são referentes ao ano epidemiológico de 2021.
Destes, 70,3% apresentaram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Do número, 96,4% dos diagnósticos eram coronavírus.
Entre as crianças de 0 a 9 anos, foi detectado um aumento de casos do vírus sincicial respiratório, com registros semanais superiores aos observadores para Covid-19.