Blinken afirma que Netanyahu aceita proposta para cessar-fogo e quer que Hamas faça mesma coisa

Secretário de Estado americano está em Tel Aviv para tentar destravar negociações entre as duas partes

Da redação

Blinken afirma que Netanyahu aceita proposta para cessar-fogo e quer que Hamas faça mesma coisa
Benjamin Netanyahu
Benjamin Netanyahu na Time (Foto: Reprodução)

O secretário de Estado americano, Anthony Blinken, afirmou, nesta segunda (19), que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanhayu, aceitou uma proposta de cessar-fogo proposto por mediadores envolvendo a guerra com o Hamas. O representante da Casa Branca está no Oriente Médio pela oitava vez desde o início do conflito em outubro do ano passado para mediar uma trégua.

 A proposta é elaborada pelo Catar e também pelo Egito, além de pelos Estados Unidos. O conteúdo não foi revelado, no entanto deve envolver a liberação de refém israelenses que ainda estão sob controle do Hamas.

O grupo terrorista ainda não respondeu se aceita os termos do acordo.

Segundo os EUA, a nova proposta feita "resolve as lacunas restantes" e permite uma "rápida implementação", caso o acordo seja aceito por todas as partes. Segundo os negociadores que participam das conversas, os diálogos da semana passada deixaram um sinal de otimismo para uma trégua. 

 No último domingo (18), um atentado Tel Aviv, cidade onde está o secretário Anthony Blinken em Israel, deixou uma pessoa ferida. O Hamas reivindicou a autoria do ataque.

Tópicos relacionados