Biden afirma que manter Gaza sob ocupação militar de Israel é um "erro"

Exército israelense se prepara para uma incursão por terra, que ainda não tem previsão de início

Rádio BandNews FM

Biden afirma que manter Gaza sob ocupação militar de Israel é um "erro"
Joe Biden cedeu entrevista para TV americana
Elizabeth Frantz/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirma que manter a Faixa de Gaza sob uma ocupação militar no conflito contra o grupo palestino Hamas é um “erro”.

O Exército israelense se prepara para uma incursão por terra, que ainda não tem previsão de início, depois dos intensos bombardeios realizados pelos terroristas no último dia 7.

"Acho que seria um grande erro [Israel ocupar Gaza]. Veja, o que aconteceu em Gaza, na minha opinião, é [culpa do] Hamas e dos elementos extremistas do Hamas, que não representam o povo palestino. E penso que seria um erro se Israel ocupasse Gaza novamente", afirmou Biden. 

O presidente dos EUA deu entrevista ao programa "60 Minutes", na TV americana, neste domingo (15). 

O embaixador de Israel da ONU, Gilad Erdan, respondeu dizendo que o país não pretende realizar a ocupação: "Não temos interesse em ocupar Gaza ou em permanecer em Gaza, mas, como estamos lutando pela nossa sobrevivência, e a única maneira é destruir o Hamas, teremos que fazer tudo o que for necessário."

A situação na Faixa de Gaza permanece incerta à medida em que nem Israel, nem o Hamas confirmam a abertura da fronteira do território com o Egito.

Meios de comunicação americanos, citando fontes na diplomacia dos Estados Unidos, disseram que a passagem da cidade de Rafah poderia ser liberada às 9h, pelo horário local, 3h, horário de Brasília.

Isso ainda não se concretizou e uma multidão, que busca deixar a área palestina rumo ao Egisto, aguarda alguma movimentação.

Uma equipe da ONU já está do lado egípcio da fronteira, aguardando para entrar.

O escritório de direitos humanos das Nações Unidas diz que há a necessidade urgente de um cessar-fogo para que a ajuda humanitária entre na Faixa de Gaza.