Biden convoca imprensa para entrevista coletiva nesta quinta (11)

Atual presidente dos Estados Unidos sofre pressão para que desista de concorrer à reeleição

Maria Cecília Dallal

Biden convoca imprensa para entrevista coletiva nesta quinta (11)
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos
REUTERS/Marco Bello

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concede uma entrevista coletiva para a imprensa nesta quinta-feira (11), às 19h30, no horário de Brasília.

A iniciativa é rara e vai deixar o líder americano sob questionamentos de dezenas de jornalistas no encerramento da cúpula da OTAN, em Washington, capital americana.

Deputados, senadores e integrantes do Partido Democrata pressionam Biden para que abandone a corrida à Casa Branca e desista de tentar a reeleição na disputa contra o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano.

Há uma grande expectativa para saber o comportamento de Biden frente aos jornalistas, visto que o desempenho do atual presidente no primeiro debate eleitoral no fim de junho, marcado por uma série de ataques pessoais entre os candidatos, foi considerado ruim pela imprensa local e por analistas.

Com uma imagem bastante fragilizada, Biden vem sido fortemente criticado também por parte da mídia americana, que alega que o atual presidente não está em condições de enfrentar mais quatro anos de mandato.

Segundo uma pesquisa do Washington Post, divulgada nesta quinta-feira (11), Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, tem 49% das intenções de voto entre eleitores, contra 47% de Trump, caso dispute no lugar de Joe Biden.

A Convenção Nacional do Partido Democrata anunciará em agosto, em Chicago, qual candidato estará em disputa pela Casa Branca.

A votação está marcada para o dia 5 de novembro e há um questionamento para saber se Biden mudará de ideia e se concorrerá, ou não, à reeleição presidencial.

Tópicos relacionados