Bezos vai ao espaço e consolida turismo espacial

Empresa criada pelo bilionário, a Blue Origin, pretende oferecer voos suborbitais para civis

BandNews FM

Foguete New Shepard leva Jeff Bezos ao espaço e outros três civis; projeto consolida o turismo espacial Foto: Reprodução/Blue Origin
Foguete New Shepard leva Jeff Bezos ao espaço e outros três civis; projeto consolida o turismo espacial
Foto: Reprodução/Blue Origin

O bilionário e fundador da Amazon, Jeff Bezos, viajou ao espaço nesta terça-feira (20) e ao completar o voo suborbital na capsula da Blue Origin dá início a uma nova era no turismo espacial. O voo no foguete New Shepard foi o primeiro sem um piloto a completar a empreitada e o sucesso do controle à distância promete tornar as viagens mais baratas.

Bezos estava acompanhado do irmão, Mark Bezos, da aviadora Wally Funk, de 82 anos, e do holandês Oliver Daemen, de 18 anos. O voo marcou a ida ao espaço da pessoa mais velha e do mais novo a atingir a órbita terrestre.

O voo desta terça-feira (20) durou 10 minutos. A decolagem ocorreu no Texas, às 10h12, no horário de Brasília. A capsula pousou em segurança às 10h22.

Na semana passada, o bilionário inglês Richard Branson foi o primeiro civil a viajar ao espaço em uma nave espacial. A Virgin Galactic é lançada de um avião de fuselagem larga e atinge 89 quilômetros de altura, a linha limite da atmosfera e já num espaço sem a força da gravidade. A ideia de Branson é lançar as viagens suborbitais ainda este ano e a passagem custa cerca de 250 mil dólares.

A empresa de Jeff Bezos alcança uma altitude maior e ainda não tem os preços definidos, embora passagens tenham sido leiloadas por 28 milhões de dólares.

Ambas as empresas foram criadas após incentivo do governo americano para fomentar parceria privadas para voltar a levar o homem à lua. A empresa de SpaceX, de Elon Musk, ganhou essa corrida e levou os contratos com a Nasa, mas a força tarefa de bilionários se voltou para o turismo espacial.