A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta segunda-feira (26) que o governo do Estado de São Paulo lançou um plano emergencial para hospitais após os fortes incêndios que assolaram o território paulista nos últimos dias.
Ainda segundo a jornalista, médicos e unidades de saúde realizaram uma reunião de emergência com o governo Tarcísio no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto. O local coordena uma região com dezenas de cidades atingidas pelos incêndios.
Após o encontro, o Palácio dos Bandeirantes lançou um plano com ações emergencial para atender à alta na procura pelos serviços médicos nas regiões afetadas pelas queimadas. No sábado, houve um aumento de 60% nos atendimentos.
Autoridades afirmam que os efeitos das queimadas serão sentidos durante toda a semana, ainda que os focos de incêndio arrefeçam. O objetivo é garantir que haja atendimento pleno aos impactados.
Entre as medidas implementadas estão a solicitação a concessionárias para que não falte energia nas unidades de saúde, instalar umidificadores e climatizadores em salas de atendimento e em salas de espera e enfermarias, e ampliar o atendimento via telemedicina a fim de diminuir a sobrecarga nas unidades físicas, já que não são todos os casos que necessitam da ida presencial ao hospital.