Bergamo: Cerca de 30% dos aprovados em exame nacional da magistratura são negros

Realizado em abril deste ano, a avaliação tem como objetivo habilitar participantes para concorrer a vagas em tribunais no país

BandNews FM

Idealizado por Luís Roberto Barroso, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o Exame Nacional da Magistratura (Enam) - realizado em abril deste ano - deverá deverá divulgar seus resultados.

No entanto, segundo a jornalista Mônica Bergamo, da BandNews FM, cerca de 30% dos aprovados no exame são negros. O porcentual corresponde a 1.979 candidatos pretos que foram aprovados na avaliação, que tem como objetivo habilitar participantes para concorrer a vagas em tribunais no país.

Ainda houve a aprovação de 642 pessoas com deficiência e 15 indígenas, que integram os 6.761 participantes aprovados. Ao todo, cerca de 40 mil inscritos realizaram a prova.

Para a maioria dos candidatos, a nota de corte foi fixada em sete, muito embora os grupos contemplados com a ação afirmativa precisariam de cinco pontos para serem aprovados.

Tanto o presidente Barroso, do CNJ e STF, quanto o presidente da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Mauro Campbell celebraram os resultados.

Tópicos relacionados