A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quarta-feira (28) que empresários e políticos que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já entraram em contato com o núcleo duro de Pablo Marçal (PRTB), candidato a prefeitura de São Paulo.
A intenção da aproximação, recebida por Filipe Sabará - responsável por elaborar o plano de governo de Marçal - seria a de unificar a direita em torno do ex-coach. Até o momento, os apoiadores são de fora de São Paulo, de modo a não precisar se indispor com Jair - que atualmente apoia a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Caso grandes nomes do bolsonarismo se aliassem a Marçal, o movimento poderia "trazer" a família Bolsonaro para a candidatura de Marçal, ou forçar que o ex-presidente mantenha distância do atual prefeito.
Um dos argumentos que ajudam o entorno de Marçal a capitalizar apoio de setores que apoiam Bolsonaro é a de que, caso o ex-coach vença as eleições, deverá governar sem acordos com partidos do centrão - como o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, e o MDB, de Ricardo Nunes.
Outro ponto levantado é a de que Marçal não pretende se candidatar a cargos no Legislativo - embora tenha concorrido ao cargo de deputado federal nas eleições de 2022.
De acordo com interlocutores, Marçal não pretende lutar por uma vaga no Senado -onde Eduardo Bolsonaro deve disputar um assento em 2026.
Na última semana, a família Bolsonaro partiu para o ataque contra o candidato a prefeitura de São Paulo pelo PRTB, mas recuou. Após críticas públicas de Eduardo e Carlos Bolsonaro, os filhos do ex-presidente não responderam às respostas de Marçal, que chegou a chamar Carlos Bolsonaro de 'retardado'.