O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve retomar, em breve, o julgamento do senador Jorge Seif (PL-SC). Considerado como 'filho 06' de Jair Bolsonaro (PL), que tem cinco filhos, mas conta com uma proximidade íntima do ex-presidente, o parlamentar deve ser inocentado na corte eleitoral.
Seif é acusado de obter ajuda de empresários durante sua campanha ao Senado Federal sem declarar oficialmente os apoios financeiros À Justiça Eleitoral. Segundo a acusação de seus opositores, o então candidato teria se beneficiado do uso de um helicóptero de Osni Cipriani para descolamentos, bem como utilizado um escritório cedido por Luciano Hang.
Recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina absolveu o parlamentar sob as acusações de abuso de poder econômico durante a campanha e, agora, o TSE deverá julgar o recurso impetrado por partidos de oposição a Seif.
Segundo Bergamo, é possível que o julgamento ocorra ainda na gestão do ministro Alexandre de Moraes à frente da presidência do TSE. Moraes tem apenas mais duas sessões como líder da Corte Eleitoral - quando passará o comando para a ministra Cármen Lúcia.
"A gente se lembra do Sergio Moro indo bater na porta do ministro Gilmar Mendes para ter um diálogo, mesmo que duro. As pessoas definem como um 'distensionamento', que seria bom para a política, o Judiciário e o país. Uma das pessoas que está se dedicando a isso é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas", informou Mônica.