O Carnaval de Belo Horizonte começou oficialmente nesta sexta-feira (09) com o evento conhecido como Kandadu, que significa "abraço" na língua kimbundu. A abertura terá apresentações da Corte Momesca, Tambolelê, Magia Negra, Batucarte e Samba da Meia Noite.
Neste sábado (10), a festa segue com um dos maiores blocos de rua da capital mineira, o "Então Brilha", que sairá em cortejo a partir das 5h (horário de Brasília). Blocos como "Quando come se lambuza", "Bloco do Calixto" e "Volta do Belchior" também desfilarão ao longo do dia.
Atualmente, o carnaval de rua em Belo Horizonte é considerado um dos maiores do país e foi destaque em uma matéria publicada pela BBC News britânica.
A reportagem descreve a folia como o "novo destino de Carnaval do Brasil", e cita a cultura boêmia como um dos motivos para o crescimento da festa, além de acessibilidade e segurança.
"Apesar de ser uma cidade com cerca de três milhões de habitantes, Belo Horizonte mantém uma vibração de cidade pequena", diz o jornal.
Em 2023, as festas reuniram 5,2 milhões de foliões, segundo a prefeitura. A expectativa para a edição de 2024 é de 5,5 milhões de pessoas circulando pela capital até 18 de fevereiro.