Belém é confirmada pela ONU como sede da COP 30, em 2025

Evento discute as mudanças climáticas no mundo e trata de alternativas para amenizar os efeitos do aquecimento global, em especial com um trabalho para a redução dos gases de efeitos estufa

BandNews FM

Belém é confirmada pela ONU como sede da COP 30, em 2025
Ricardo Stuckert / Divulgação

O governo Federal anunciou, nesta sexta-feira (26), que a cidade de Belém irá sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em novembro de 2025.

A confirmação foi dada em um vídeo publicado nas redes sociais do governo, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB).

A candidatura da cidade foi oficializada em janeiro. Na gravação, o chefe do executivo declara que essa é uma notícia “extraordinária para dar ao povo do estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil". "Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia, só fala da Amazônia. E eu dizia assim: 'por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'", diz o presidente no vídeo.

A COP discute as mudanças climáticas no mundo e trata de alternativas para amenizar os efeitos do aquecimento global, em especial com um trabalho para a redução dos gases de efeitos estufa.

Segundo Mauro Vieira, a realização da reunião no Pará foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na semana passada.

Para Helder Barbalho, a realização do evento "aumenta nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e o respeito ao meio ambiente".

A COP 28, marcada para o fim deste ano, será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. Já a COP 29, no ano que vem, ainda não tem local definido. Austrália e Bulgária apresentaram candidaturas para sediar o evento.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.