Barcelona (ESP) e Napoli (ITA) entram em campo nesta terça-feira pelo jogo de volta das oitavas de final da Champions League. No primeiro embate, as equipes não saíram do empate na Itália. Com isso, quem vencer a partida na Espanha garante vaga nas quartas de final. O empate por qualquer placar leva a decisão para os pênaltis. A bola rola às 17h, no horário de Brasília.
Sem grandes chances de título no Campeonato Espanhol, o Barcelona tem na Champions a possibilidade do único título na temporada. A taça pode também se tornar uma despedida de ouro para o técnico e ídolo do time, Xavi Hernández. O treinador já anunciou que não segue no Barça depois de junho, fim da temporada europeia.
Além de mais uma “orelhuda” na conta, uma eventual vitória na Champions leva o time da Catalunha ao novo formato do Mundial de Clubes da Fifa. Uma das vaga para a disputa da competição está reservada ao campeão da Champions em 2024.
Caso não conquiste o título, o Barcelona ainda pode garantir vaga no Mundial como o segundo representante espanhol. Para isso, precisa ficar à frente do Atlético de Madrid no ranking da UEFA. Hoje, a vantagem é dos colchoneros: 64 x 61. O Real Madrid, primeiro no ranking, venceu a edição 2021/2022 e já tem lugar garantido.
Do lado do Napoli, campeão italiano na última temporada, uma classificação significa uma marca histórica para o clube. A melhor campanha do time na história da Champions é nas quartas de final, na temporada 2022/2023. Se avançar, o Napoli iguala a marca um ano depois.
Os italianos chegam para a partida com o terceiro técnico diferente na temporada. Após as demissões de Rudi Garcia e Walter Mazzari, Francesco Malzona está à frente do clube. No cenário nacional, a fase não é boa. Apesar de não ter perdido nos últimos cinco jogos, o time de Nápoles é apenas o sétima colocado no Campeonato Italiano.
A outra emoção da terça-feira (12) de Champions League fica com Arsenal x Porto. No jogo de ida, melhor para os portugueses, que venceram por 1 a 0. Para avançar no tempo normal, os Gunners precisam de dois gols de diferença. A vantagem do empate é do Porto. A bola rola às 17h, no horário de Brasília.
O Arsenal tenta espantar um fantasma na decisão de vaga das oitavas de final. Os ingleses foram eliminados nessa fase da competição nove vezes, em 14 participações. Nas últimas sete campanhas, o clube se despediu no primeiro mata-mata.
Do lado do Porto, a esperança da classificação é brasileira. Autor do gol da vitória na ida e convocado para a seleção brasileira, Galeno é o líder em participações em gols do time na Champions. Ao todo, são cinco bolas na rede e quatro assistências.