O colunista Eduardo Barão, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quarta-feira (11) que a notícia falsa compartilhada pelo candidato presidencial republicano Donald Trump, durante o debate contra Kamala Harris, de que imigrantes haitianos estariam comendo animais domésticos em Springfield, no estado de Ohio, já circulava nos Estados Unidos.
"Em Springfield, eles estão comendo os cachorros, as pessoas que chegaram, estão comendo os gatos, eles estão comendo os animais de estimação das pessoas que moram lá. E é isso que está acontecendo no nosso país, e é uma vergonha", disse o ex-presidente e candidato a retorno à Casa Branca pelo Partido Republicano.
Após a declaração, o moderador do debate interrompeu Trump e informou que houve uma apuração do canal ABC News sobre o assunto e o prefeito da cidade local negou que a informação fosse verdadeira. "Bem, eu vi pessoas na televisão dizendo 'meu cachorro foi levado e usado como comida'", continuou Trump.
Barão informou que a notícia falsa já circulava nos Estados Unidos no dia do debate e que, inclusive, o jornalista ligou para a Polícia local em Springfield para checar a veracidade da informação.
"Eu fui atrás e liguei para a polícia. Disseram: 'Não tem nada, já desmentimos em comunicado oficial, não existe denúncias nesse sentido'. Se essa denúncia tivesse rolado a tarde, seria mais difícil de checar, mas como rolava a tarde, foi mais fácil de checar e ter certeza que era uma mentira", disse.