
Em quatro dias, os bancos registram mais de 50 milhões de consultas pelo novo crédito consignado com garantia do FGTS. O número surpreendeu até mesmo as instituições financeiras.
Desde o lançamento, na semana passada, seis milhões de propostas foram solicitadas. Mas o Governo Federal emitiu um alerta para que os trabalhadores não tenham pressa em contratar o consignado e esperem pelo menos 24 horas para que todos os bancos habilitados mandem as propostas.
O número de acessos à Carteira de Trabalho Digital, por onde é feito o pedido de empréstimo, está 12 vezes acima do normal. São 47 milhões de brasileiros com carteira assinada que vão poder aderir ao novo crédito.
A parcela não pode ultrapassar 35% do salário e é descontada diretamente na folha de pagamento.
Como garantia, o trabalhador pode usar até 10% do saldo no FGTS ou 100% da multa rescisória em caso de demissão sem justa causa. Os juros não são tabelados, mas devem estar abaixo do que os praticados por cartões de crédito ou pelo cheque especial, por exemplo. A partir de 25 de abril, as contratações também poderão ser feitas pelos canais eletrônicos dos bancos.