Os bancos iniciam nesta quarta-feira (1º) um feirão de negociação de dívidas que segue até o dia 31 de março. Os clientes podem renegociar débitos do cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado. Em Janeiro, segundo a Serasa, o número de inadimplentes bateu recorde e atinge quase 70 milhões de brasileiros.
Os prazos e condições de renegociação se alteram conforme a instituição financeira. A campanha é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em conjunto com o Banco Central, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e Procons.
A orientação para pessoas com grandes dívidas é procurar órgãos de proteção ao cliente e defesa do consumidor na hora de negociar. Além disso, empréstimos em atraso que têm bens como garantia não entram na campanha atual.
Os clientes podem consultar empréstimos e financiamentos acessando a plataforma Registrato, do Banco Central. O site também oferece informações financeiras, como contas em bancos, chaves PIX e investimentos de forma particular e somente o responsável poderá ter acesso.
A população com dívidas em outros setores, como varejista, contas básicas de água, luz e energia, também podem negociar seus débitos participando do Feirão Serasa Limpa Nome, lançado pela Serasa, nesta segunda-feira (27).
Neste caso, os consumidores podem acessar os canais oficiais da Serasa ou se dirigir presencialmente nas agências dos Correios distribuídas por todo território nacional, neste caso, será necessário realizar o pagamento de uma taxa de R$ 3,60 para realizar a consulta.
Canais da Serasa:
WhatsApp: 11 99575–2096
Ligação gratuita: 0800 591 1222
Ou através do app da Serasa no Google Play e Apple Store