Banco Central diz que quase R$ 9 bilhões estão esquecidos em bancos

Valores recolhidos pelo Tesouro Nacional podem ser contestados pelos donos

Rádio BandNews FM

Dinheiro abono salarial
Agência Brasil

O Banco Central informou nesta quarta-feira (08) que ainda há R$ 8,7 bilhões de “recursos esquecidos” pelos clientes de instituições financeiras. O levantamento considera valores contabilizados em novembro de 2024.

Até o dia 16 de outubro do ano passado, era possível resgatar o dinheiro esquecido diretamente junto aos bancos. No entanto, após aquela data, as quantias foram enviadas ao Tesouro Nacional.

Segundo o Ministério da Fazenda, ainda há como recorrer e receber o dinheiro. Os interessados terão um prazo de até seis meses para entrar com pedido judicial para reaver o direito aos valores depositados.

As quantias que não forem reclamadas serão, então, incorporadas de forma definitiva como receita orçamentária primária.

Para consulta de disponibilidade de valores e como solicitar a devolução para pessoas físicas ou jurídicas, mesmo as já falecidas, o acesso é pelo site bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber

Para o recebimento, é necessário fornecer ao Banco Central uma chave Pix. Caso não tenha o cadastro, é necessário entrar em contato com a instituição para combinar a forma de devolução.

Para evitar cair em golpes, o BC indica não acessar links enviados por e-mail, SMS, Whatsapp ou Telegram, e informa ainda que não entra em contato com ninguém para tratar de valores a receber.

"Somente a instituição que aparece na consulta aos valores a receber que pode contatar seu cliente, principalmente no caso de pedido de resgate de valores sem indicar uma chave Pix. Mas ela nunca irá pedir os dados pessoais ou sua senha", declarou o Banco Central.

A instituição ainda orienta a não fazer qualquer tipo de pagamento para receber os valores.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.