Com um crescente número de pessoas que faltam à aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em Manaus (AM), o secretário estadual de Saúde alerta a população para novas cepas do vírus.
Segundo Anoar Samad, as pessoas não vacinadas no Amazonas podem formar "criadouros" de novas cepas mais resistentes à imunização. Trinta e quatro mil pessoas faltaram à aplicação da segunda dose, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da capital do Estado.
Um outro agravante é que esse grupo somente cresce a cada semana. No início do mês eram 20 mil faltosos, que saltaram para a casa dos 30 mil nos últimos dias. A principal vacina recusada para a segunda dose é a Coronavac.
Além disso, para deixar esse cenário mais complexo, ainda é elevado o número de pessoas que não tomaram nenhuma dose do imunizante. Levando em conta os dados do vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde, o grupo ultrapassa os 700 mil indivíduos.
Agora, a Secretaria de Saúde de Manaus promete continuar a busca ativa das pessoas que não completaram a vacinação contra a Covid-19. O órgão afirma realizar telefonemas e enviar mensagens para quem falta à segunda dose.
Em Manaus e em algumas cidades do interior, também começa neste final de semana a aplicação da vacina em adolescentes de 12 a 17 anos.