O governo declarou nesta quinta-feira (3) que o avião responsável pela repatriação de brasileiros presos no Líbano pousará na capital de Beirute nesta sexta-feira (4), por volta 10 horas da manhã no horário de Brasília.
O retorno para o Brasil deve ocorrer neste sábado (5), às 8h, no aeroporto de Guarulhos. A aeronave decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quarta-feira (2) e está em Lisboa, após uma escala para abastecimento.
A Força Aérea Brasileira escolheu o modelo KC-30 para cumprir a repatriação, o mesmo de operações de resgate em Gaza desde 2023, início do conflito. A expectativa é de que 220 brasileiros retornem ao país.
O governo também informou que a meta é a de repatriar cerca de 500 pessoas por semana, priorizando o embarque de idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas.
Até agora, só pousaram no Líbano para repatriação aviões de quatro países. É estimado que o Brasil seja o sétimo país a ter uma aeronave de resgate com pouso autorizado.