Avião que explodiu na Coreia do Sul pode ter colidido com pássaro, apontam autoridades

Piloto da aeronave Boeing 737-800 da Jeju Air emitiu avisos de “mayday” antes da queda

Band News FM

Avião que explodiu na Coreia do Sul pode ter colidido com pássaro, apontam autoridades
Avião que explodiu na Coreia do Sul pode ter colidido com pássaro, apontam autoridades
REUTERS

O comandante da aeronave Boeing 737-800 da Jeju Air, do voo que caiu na Coreia do Sul no último sábado (29) declarou estado de emergência, reproduzindo o termo “mayday’’ antes da queda. O sinal foi mencionado quando o avião colidiu com pássaros antes da colisão com um muro. As informações são dos bombeiros.

De 181 pessoas que estavam a bordo, 179 morreram. A aeronave estava partindo de Bangkok, Tailândia, e ia em direção a Muan, Coreia do Sul. 

Minutos antes da aterrisagem do veículo, o controle de tráfego aéreo emitiu um alerta de "cuidado - atividade de pássaros". Por volta das 9h no horário local, o piloto reportou a colisão com os animais. Na mensagem, ele falou a palavra "mayday" três vezes, e "bird strike" (colisão com pássaros) duas vezes.

O termo “mayday” é um termo do Código Internacional de Sinais e do Código Fonético Internacional, sendo um comando que tem como significado a situação de emergência. 

A caixa-preta do avião explodiu junto com o acidente da aeronave, porém foi recuperada e será enviada para o Centro de Testes e Análises do Aeroporto de Gimpo, onde passará por um processo de análise.

O novo presidente interino da Coreia do Sul, Choi Sang-mok, declarou que as primeiras atitudes a serem tomadas são recuperar todos os corpos das vítimas e fazer suas identificações, para que possam ser devolvidos às famílias.

As dúvidas que cercam a inspeção do acidente circulam ao redor da razão do pouso com o trem recolhido, quando isso não acontece, o veículo libera combustível, algo que não aconteceu. Outra questão seria a velocidade que a aterrisagem teve quando atingiu o solo. Além disso, a colisão com pássaros é algo comum com voos, mas geralmente não ocasionam algo tão sério como o atual acidente. 

A Coreia do Sul iniciou nesta segunda-feira (30) uma "inspeção especial e completa" de todos os aviões Boeing 737-800 utilizados por companhias aéreas do país. São 101 aviões do modelo operados por linhas aéreas sul-coreanas. O modelo da Boeing envolvido no acidente, o 737-800, é um dos aviões mais utilizados no mundo.

Tópicos relacionados