Os brasileiros que retornaram da Turquia em um voo da Força Aérea Brasileira relataram alívio por estarem vivos após o terremoto do último dia sete de janeiro. A chegada ocorreu nas primeiras horas da madrugada deste domingo. O repórter Narley Resende retornou na mesma aeronave e conversou com alguns dos passageiros.
O empresário João Pedro Basili conta que estava em um hotel quando o tremor começou. "Foi correr para escada e sair correndo quando tudo começou. Nós soubemos depois que casas próximas vieram abaixo. Então, foi um livramento para a nossa vida e para as pessoas que estavam no hotel", conta.
A enfermeira Aminah Nahm veio para o Brasil com o marido que é sírio. Ela ressalta que, se não tivessem vindo para cá, ele poderia ter sido mandado de volta à Síria e ser considerado desertor. "A maioria dos sírios entram de maneira ilegal na Turquia. Ele tinha perdido tudo, casa, loja, carro com os bombardeios. E, agora, eu espero que apareçam oportunidades para ele de trabalho para que possam recomeçar a vida".
No total, nove brasileiros vieram a bordo do voo que aterrissou às 2h30 na Base Aérea do Galeão. Além deles, estavam três sírios, dois turcos, dois colombianos e um egípcio. O número de mortos na Turquia e na Síria ultrapassou 28 mil.