O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que será usado para repatriar brasileiros residentes no Líbano não tem previsão para chegar no Oriente Médio. A aeronave, modelo KC-30, deixou a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quarta-feira (2), com destino ao Aeroporto Internacional de Beirute, capital libanesa.
O voo tem escala prevista na cidade de Lisboa, em Portugal, onde a aeronave vai ficar de prontidão aguardando ser liberada para realizar o resgate. Não há previsão de partida para o Líbano, nem de retorno ao Brasil, já que ainda são aguardadas coordenações e protocolos adicionais.
Segundo a FAB, a previsão é de que 220 pessoas sejam repatriadas nesse primeiro voo ao Líbano. Militares da área de saúde também estão na aeronave, para atender os brasileiros, caso seja preciso.
Segundo o Governo Federal, cerca de 3 mil brasileiros querem sair do país do Oriente Médio por causa do conflito entre Israel e Hezbollah, que já deixou dois adolescentes brasileiros mortos em ataques aéreos.