A Caixa Econômica Federal começa o pagamento do Auxilio Gás, nesta sexta-feira (16). O benefício segue o mesmo calendário do Bolsa Família, que é liberado a cada dois meses e começa a atender os beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) de final 1.
O calendário segue até o dia 29 de fevereiro, quando o repasse para os cidadãos de NIS com final 0 receberem. O valor equivale à média do preço nacional de um botijão de 13 kg de GLP (gás liquefeito de petróleo) e foi fixado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Para este mês, o pagamento é de R$ 102,00 por família e o auxílio é liberado na conta digital ou bancária do beneficiário. As informações podem ser consultadas no aplicativo do Caixa Tem ou pelo telefone 111.
QUEM RECEBE O BENEFÍCIO?
O programa é um direito concedido às famílias que estão no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo. Os que não estão inscritos podem receber o auxílio se possuírem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
É necessário estar com os dados de cadastro atualizados no aplicativo.
O Governo anunciou que em cidades onde a Defesa Civil oficializou situação ou estado de emergência, por causa de eventos como desastres naturais, o pagamento do auxílio poderá ser antecipado.
O projeto tem como propósito diminuir o impacto do preço do gás no orçamento mensal das pessoas em situação de baixa renda.
*Sob supervisão de Fábio França