Autorizações para queimada controlada estão suspensas, diz presidente da Cetesb

Thomaz Toledo, que preside o órgão ambiental, afirmou que não haverá concessão para prática durante período de estiagem, ou seja, ao menos até o fim do mês de setembro

BandNews FM

O presidente da Cetesb, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Thomaz Toledo, concedeu uma entrevista exclusiva à BandNews FM durante a manhã desta segunda-feira (16) e afirmou que o órgão suspendeu todas as autorizações para queimadas controladas no território paulista.

De acordo com o executivo, mesmo que as licenças sejam dadas para casos exclusivos como controle de pragas urbanas, as autorização não estarão válidas durante o período de estiagem - estimado para acontecer até o fim do mês de setembro.

"Todas as autorizações, nesse período de estiagem, a Cetesb decidiu cancelar. E estão suspensas a emissão de novas autorizações até o final da estiagem", disse.

Thomaz celebrou a chegada da chuva, que não atingiu apenas a cidade de São Paulo, como o interior do estado paulista. Precipitação em outras regiões do país, como no Pantanal, também contribuíram para uma melhora na qualidade do ar.

"A previsão, ainda para o mês de setembro, é de um prolongamento da estiagem. Com o possível retorno dos focos de incêndio, a gente volta a ficar numa situação de potencial piora na qualidade do ar na capital [paulista]. Nossa atenção maior é para controle dos focos de incêndio", pontuou.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.